PT EN
Segunda não abre

Segunda Não Abre
- Marcelo Garcia -

 

Quem viaja pelo Brasil ou para o exterior há de perceber que nenhuma outra cidade tem tantos cabeleireiros e salões de beleza como a capital paulista. E é nesse tipo de estabelecimento, especialmente aqueles localizados em pequenas casas na periferia da cidade, que se faz marcante a arte comercial feita por artistas gráficos populares para salões de beleza. Criar imagens usando um aerógrafo em superfícies irregulares como as portas de aço desses salões não é nada fácil, mas muitas dessas ilustrações são bem executadas e bonitas. Em muitos desses trabalhos, porém, a falta de conhecimento técnico ou estético (e às vezes de bom senso) por parte do artista faz com que as figuras retratadas apresentem variados graus de distorção em suas feições, oferecendo um interessante contraste com a própria atividade dos salões.
 

 

Da minha admiração pelo trabalho e o esforço desses artífices que muitas vezes sequer assinam suas obras, surgiu meu segundo livro de fotografias, Segunda não abre, um bem-humorado trabalho de documentação desse tipo específico de iconografia vernacular da cidade de São Paulo. O livro de 84 páginas conta com 64 fotografias feitas entre 2015 e 2020. Além das fotos, texto e progamação visual, a capa em serigrafia também foi feita por mim.

 

Para adquirir seu exemplar, clique no link da loja do Aparelho Produtor de Imagens (aceita PayPal): https://tinyurl.com/y2w7ju8e
ou envie um e-mail para combinar outras formas de pagamento e envio: [email protected]

 


 

 


 

As imagens que não entraram no livro estão na conta do Instagram@segundanaoabre. Atualizações diárias (exceto às segundas-feiras, claro).
 

 


 

Você também pode acompanhar a página do projeto no Facebook

 


 


A pré-venda do livro foi feita através da plataforma Catarse e terminou em 15 de agosto de 2020. Obrigado às pessoas incríveis que deram seu apoio: Alexandre Okubo de Carvalho, Aparecida Teixeira, Aristoteles Baiense Leite, Cid Costa Neto, Daniela Schneider, Eduardo Tadeu de Paiva, Fernando Muniz Mendonça, Fred Gustavo da Silva, Gisele Martins, Guilherme Christ, Lucy Raposo, Luiz Daniel Garcia da Silva, Marco Antônio Robert Alves, Marco Antonio Sousa Silva, Mirian Aguirre, Rigoberto Almeida Costa, Telma Ortegosa, Teresinha Cristina, Vinícius Romero Fernandes e Zé Carlos Barreta.